sexta-feira, 20 de junho de 2014

CULTURA CIGANA - MATÉRIA BLOG ENJOY




•Boas Energias
15 de Outubro de 2013


Por : Tati Lima






Andarilhos, livres, os ciganos seguem pelas estradas em cânticos ao som dos violinos e pandeiros, com muita alegria.Um misto de magia, encanto, sonhos e fantasias envolve o mundo dos ciganos.
Trazem consigo o poder oculto da vidência, cartas, leituras de mãos. São fortes e destemidos, firmes, têm o olhar fixo, que envolve em sedução.
A fogueira representa o fogo, a chama que esquenta o coração, a alma dos ciganos. Eles são ardentes, não aceitam dominação.
A dança é um ritual sagrado, uma forma de atrair o seu amado em adornos e gestos suaves, num bailar até raiar o dia. Sem destino, seguem perseguidos, porém são os mais amados entre mágicos e videntes.
São unidos, eternos peregrinos, ganham a vida lendo o destino, mas também como ferreiros ou em vendas de tachos, músicos, circenses.
Guardam em si um profundo mistério, uma tradição única, o conhecimento das simbologias elementais das forças da natureza.
Alguns dizem que a origem dos ciganos vem da Índia e Egito. Sua cultura é hereditária, mas a sua liberdade é individual. Existem vários clãs, podendo citar : Sinte, Calon, Manush, Calderash, Lovara, Machuaia, Xoraxane.
A palavra Rrom é a autodenominação que os grupos ciganos utiliza no mundo quando quer se rotular em condições étnicas.






Culinária Cigana
Para os ciganos, cozinhar é algo mais que especial. Eles acreditam que uma pessoa pode encantar a outra através da comida, pois para eles todos os ingredientes usados no preparo do alimento trazem consigo um sentido próprio, um desejo, um objetivo.
Fases da Lua:
Na Lua Nova: é de boa energia para terminar trabalhos inacabados ou começar projetos que queremos que dêem resultados imediatos.
Na Lua Crescente: Os Ciganos cozinham para aqueles que devem tomar conhecimento de seus projetos, trabalhos e também para o casamento, noivados. É nesta lua que são colhidas as ervas e especiarias, caso seja cultivadas em horta doméstica.
Na Lua Cheia: Os Ciganos reúnem as pessoas mais queridas para servi-lhes os alimentos encantados esperando os melhores comentários. Também é a lua melhor para lançar um produto e também iniciar um projeto que desejamos que se torne público.
Na Lua Minguante: Dedicam a cozinha para a cura. Fazem os remédios caseiros utilizando as ervas, raízes, sementes, frutas e flores. Na cozinha cigana estão inclusas: as carnes de porco, frango e boi — que são as mais utilizadas.
Utilizam também muitos especiarias e temperos de diversas partes do mundo, como, frutas, nozes e amêndoas que estão sempre presentes em diversos doces.
Também são utilizados o ovo, manteiga, queijo e frios. As massas são de fabricação caseira e os pães são feitos ritualisticamente para ser oferecidos como alimento do corpo e do espírito.
Simbologia cigana:







MANDALA GRANDE
Punhal (21/03 – 20/04)
Para os ciganos, o punhal é símbolo do pioneirismo e da superação. Esse signo significa a luta, a vontade de vencer e a honra. Quem nasce com a influência desse signo é bem resolvido, inquieto e de personalidade forte. Se for subestimado, pode até se tornar agressivo. Quando ama é fiel, exagerado e adora sexo.

Coroa (21/04 – 20/05)
Esse signo é relacionado à nobreza. A Coroa é o símbolo do amor, da elegância e do poder. Para a pessoa desse signo, a estabilidade financeira é fundamental. Quem é do signo de Coroa sabe muito bem lutar para conseguir o que quer. No amor, é fiel, sensível e não permite que brinquem com seus sentimentos.

Candeia (21/05 – 20/06)
Significa a luz, a sabedoria e as ideias. Esse signo também simboliza a esperteza e a vivacidade. A pessoa do signo de Candeia é comunicativa e tem o raciocínio rápido. Gosta de estudar e se relacionar com as pessoas. Quem nasce nesse signo é muito romântico e não desiste fácil de alguém na hora da conquista.

Roda (21/06 – 21/07)
A Roda significa a emoção que move a alegria e a tristeza para os ciganos. Está relacionada à Lua, pois representa o movimento de ir e vir. A pessoa desse signo é dócil e tranquila, mas também pode ser muito difícil quando se irrita. Ela ama com intensidade e sente muito ciúme.

Estrela (22/07 – 22/08)
Representa sucesso e evolução. A estrela também indica a igualdade. A pessoa desse signo nasceu para brilhar e é otimista. Quem nasce no signo de Estrela vive intensamente e adora estar rodeada de amigos. Outra forte característica é querer sempre que tudo aconteça a seu gosto.

Sino (23/08 – 22/09)
Para os ciganos, o Sino tem relação com a pontualidade e a disciplina. O Sino representa a exatidão e a perfeição. A pessoa desse signo é muito organizada, crítica e ambiciosa. Adora aproveitar a vida, mas sempre com consciência e sem exageros.

Moeda (23/09-22/10)
Relacionada ao equilíbrio e à justiça, a Moeda representa riqueza material e espiritual. Quem nasce nesse signo vive para amar e tem sentimentos fortes. Gosta de ajudar as outras pessoas e de estar sempre apaixonada.

Adaga (23/10 – 21/11)
A Adaga simboliza as mudanças da vida. Ela é entregue ao cigano quando ele passa da adolescência para a vida adulta. A pessoa desse signo tem um temperamento forte e é muito perceptiva. Quando ama, é muito sensual e gosta de paixões arrebatadoras.

Machado (22/11 – 21/12)
Simboliza a liberdade, já que é capaz de acabar com os obstáculos. Quem é do signo de Machado é aventureiro e não gosta de uma vida estática. Esse signo tem como principais características o otimismo e a facilidade para se apaixonar e se libertar. As pessoas desse signo também são muito inteligentes e ligadas ao aprendizado.

Ferradura (22/12 – 20/01)
Para os ciganos, a Ferradura significa sorte e fortuna. Esse signo representa o esforço e o trabalho, por isso, quem nasce nele tem muito bom senso e é uma pessoa séria. Gosta de amores estáveis e tem imensa dedicação ao trabalho.

Taça (21/01 – 19/02)
A Taça significa a união e o valor. A pessoa desse signo é inteligente, original, humana e inquieta. Quem nasce nesse signo gosta muito de ação e criação. Gosta de inovar e aprecia a sinceridade. Vive sempre em busca da felicidade.

Capela (20/02 – 20/03)
Simboliza o grande Deus para os ciganos e é um sinal de fé. A pessoa desse signo é emotiva, sensível, leal e justa. Tem muita força espiritual e é sonhadora. No amor, é muito romântica e carinhosa.


Tags: Astrologia Cigana, ciganos, cultura cigana



Compartilhe com suas amigas!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário