sexta-feira, 20 de junho de 2014

HALLOWEEN - MATÉRIA ENJOY





•Boas Energias
29 de Outubro de 2013


Por Tati Lima





O Halloween é comemorado no dia 31 de Outubro. Mais comum nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda , Reino Unido, e conhecido no Brasil como ¨Dia das Bruxas¨, a palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Esta festa na verdade, equivale ao “Dia de Todos os Santos” e o “Dia de Finados”, e foi absorvida pela Igreja Católica que visava apagar os vínculos pagãos. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween.




No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país. Mas, o primeiro registro do termo “Halloween” é de cerca de 1745 anos e derivou o termo escocês “Allhallow-eve” que era a noite das bruxas. Alguns citam que Igreja católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de todos os Santos.
A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C, embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase “Gostosuras ou travessuras“, exportada pelos Estados Unidos.
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Sambain que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo.
A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam ”o céu e a terra”.
Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).




A celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assume o caráter de celebração ocultista.
Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.
Uma das características principais do Halloween são as fantasias, pois durante a comemoração adultos e crianças se fantasiam e saem às ruas para pedir doces. Veja a seguir a lista com as fantasias mais requisitadas para a data:
- Bruxa;
-Capetinha;
- Mortícia (Família Adams);
- Mago;
- Osama Bin Laden;
- Vampiro;
- Múmia;




BRUXAS

As bruxas tem um papel importantíssimo no Halloween.
Não é à toa que o dia 31 de Outubro é conhecido como “Dia das Bruxas” em português.
Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de Outubro.
Segundo conta-se a lenda, chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo.
Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween.
Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
Já na Idade Média, mulheres que possuíam domínio de ervas medicinais para a cura de enfermidades eram julgadas como hereges e pecadoras, pois, na concepção católica, elas tentavam enganar as leis divinas com rituais que iam contra os preceitos da Igreja Católica. Por isso, várias mulheres foram perseguidas e acusadas de feitiçaria ou bruxaria e, consequentemente, foram assassinadas pela prática de suas crendices e cultura.
Elas foram acusadas de falsear o controle divino, manipulando tais ervas e curando doenças, pois ninguém poderia mudar o curso divino das coisas se não fosse Deus. Juntamente com essa acusação, as bruxas eram acusadas de fazerem pactos demoníacos e realizarem coisas sobrenaturais, como voar pelos ares. Foi com esse imaginário simbólico que acusações foram legitimadas e várias mulheres
foram mortas em diversas cidades da Europa.






SÍMBOLOS TÍPICOS DO HALLOWEEN E SEUS SIGNIFICADOS


A abóbora: Simboliza a fertilidade e a sabedoria.

A vela: Indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

O caldeirão: Fazia parte da cultura, como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.

As moedas: Devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.

A vassoura: Simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da energia negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

Os bilhetes: Com os pedidos, devem ser incinerados para que aquilo que é solicitado através da mensagem escrita seja mais rapidamente atendido, pois se elevará através da fumaça.

A aranha: Simboliza o destino e os fios que tecem suas teias, o meio, o caminho e suporte para seguir em frente.

Os morcegos: Simbolizam a clarividência, pois eles conseguem ver além das formas e das aparências, sem a necessidade da visão ocular. Conseguem captar as formas e as distâncias através de sua própria energia, emitindo sinais ultrassônicos.

O sapo: Está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

O gato preto: Símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.


Compartilhe com suas amigas!











Nenhum comentário:

Postar um comentário